Cabelos bonitos

5 Dicas para cabelos mais bonitos e saudáveis

Cabelos brilhantes, sem fios partidos e com movimento: esse é o desejo de todos nós. Afinal, os cabelos são a moldura do rosto.  A grande maioria das pessoas desperdiça muito tempo na tentativa de “domar” as madeixas.  Mas será que estão abordando corretamente a questão? Em primeiro lugar, o que faz, realmente, um cabelo ser bonito? Existe um “padrão” de beleza para os cabelos?


Cabelos bonitos | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

De um modo geral, podemos dizer que cabelos bonitos são cabelos saudáveis. Quando os fios mostram-se opacos e sem vida, quando acontece a temida queda, ou simplesmente os cabelos passam a crescer num ritmo muito lento, precisamos, antes de tudo, verificar o estado de saúde do nosso organismo. Em geral períodos de estresse, dietas pouco equilibradas e falta de sono exigirão mais do seu corpo, e são nesses momentos que nosso organismo retira nutrientes e energia das estruturas menos necessárias, para direcionar para órgãos como cérebro, pulmões, rins etc. “Outros fatores, como alterações da tireoide e outras  oscilações hormonais podem ser suspeitados por alterações em cabelos antes saudáveis”, aponta Hugo Weiss.

Em segundo lugar, temos os cuidados com os fios propriamente ditos. Assim como a nossa pele, os cabelos apresentam tipos específicos, determinados principalmente pela genética e faixa etária. Cabelos crespos tendem a ser mais “porosos e elétricos”, o que lhes dá um aspecto opaco. Cabelos muito finos parecem ter menos volume do que realmente têm.  

Independente do tipo do seu cabelo, algumas regras básicas, se seguidas, podem ajudar a mantê-los mais bonitos. Veja abaixo algumas dicas para cabelos mais bonitos e saudáveis:

  1. Escolha o produto adequado para o seu tipo de cabelo. Oleoso? Xampus que limpam profundamente o couro cabeludo. Com frizz? Dar preferência aos xampus hidratantes e apostar em condicionadores e silicones para finalizar. Muita química nos cabelos? Produtos mais suaves, com pH de preferência levemente ácido.
  2.  Lavar os cabelos no mínimo duas vezes por semana. O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo, massageado e rigorosamente enxaguado.
  3. Nunca desembarace cabelos molhados, principalmente se ainda não aplicou um bom condicionador. Nesse momento os fios estão mais frágeis, mais sujeitos a quebrar.
  4. Se você costuma usar secador de cabelos, procure não aproximá-lo excessivamente dos fios. Uma distância de 25 a 30 cm deve ser mantida.
  5. Se os fios já estão quebrados e com muitas pontas, máscaras hidratantes devem ser usadas, 1 a 2 vezes por semana. Muitas vezes é necessário remover a parte mais danificada, cortando-as. Isso melhora bastante o aspecto do cabelo
E se você tem dúvidas quanto à saúde do cabelo, converse com seu dermatologista. Ele poderá avaliar a sua saúde e orientar de forma mais personalizada os cuidados que você deve ter para manter os cabelos sempre bonitos.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.