Saúde das unhas

5 dicas para ter unhas bonitas e saudáveis

Ter unhas fortes e saudáveis ​​é importante para a saúde e para sentir-se bem com a aparência. Assim como a sua pele e cabelo, suas unhas também estão sujeitas a danos causados ​​por exposições ambientais, como sol e ar seco, assim como aos efeitos da idade. Por isso, é necessário tomar cuidados extras para evitar que fiquem secas, rachadas e quebradiças.

A lavagem regular das mãos, por exemplo, absorve ainda mais umidade e nutrientes de suas unhas e cutículas – e se você lavar pratos à mão sem usar luvas, esse dano é agravado. Felizmente, existem coisas que você pode fazer para ajudar a evitar danos e proteger suas unhas.

Aqui estão cinco dicas da Clínica Weiss com as “melhores práticas” para ajudar você a manter suas unhas mais saudáveis:

1 – Use luvas quando lavar a louça. Mesmo que você faça apenas uma lavagem rápida é importante manter as mãos protegidas contra detergentes agressivos e água quente. Juntos, eles podem remover nutrientes e umidade das unhas e cutículas.

2 – Use creme de cutícula regularmente. Esfregue-o na base de cada unha pelo menos uma vez ao dia. A cutícula é vital para a saúde das unhas e, massageando-a com um hidratante especial, mantém-na flexível para que esteja pronta para suportar o crescimento das unhas.

3 – Tome biotina. A biotina é uma vitamina B (embora algumas pessoas se refiram a ela como vitamina H). Estudos demonstram que ela ajuda a prevenir unhas quebradiças. Embora as unhas não cresçam mais rápido, a vitamina pode fornecer um importante suporte de nutrientes para evitar que as unhas se quebrem, rachem e rasguem enquanto crescem.

4 – Use hidratantes com ácido lático. Os hidratantes que contêm ácido lático podem ser especialmente eficazes na prevenção da quebra das unhas. O ácido lático é um ácido alfa-hidroxi (AHA) que fornece uma dose saudável de umidade natural. Massageie-o nos cantos e nas cutículas ao longo do dia e, especialmente, depois de expor as mãos ao sabão e à água, para obter o máximo de benefícios.

5 – Use luvas isolantes no inverno. Luvas isolantes são indicadas para proteger suas cutículas, bem como o resto de suas mãos, principalmente do ar seco do inverno.  

Unhas saudáveis ​​merecem mãos bonitas. Se suas mãos estiverem começando a mostrar sinais de envelhecimento ou se você tiver manchas de idade ou manchas solares, consulte um dermatologista. Nós podemos ajudar você.

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.