BOTOX – O que é? Como funciona?

O BOTOX, nome comercial da toxina botulínica tipo A, causou uma revolução no tratamento estético. É um procedimento muito seguro, desde que você tome a precaução de escolher um profissional dermatologista ou cirurgião plástico, com reconhecida capacitação, treinamento continuado e grande experiência. Consulte as pessoas que você conhece para obter uma indicação, ou procure o seu médico de confiança.

Perguntas e respostas

Como funciona o BOTOX® na Dermatologia?

Os sulcos formados quando aproximamos as sobrancelhas, levantamos a testa ou sorrimos, com o passar dos anos tornam-se profundos. Deixam a fisionomia com aspecto “cansado”, “preocupado” ou mesmo ” muito zangado”.

Quando o Botox é injetado em músculos selecionados da face, ocorre o bloqueio dos impulsos nervosos. Com o enfraquecimento dos músculos que causam as linhas conhecidas como “linhas de expressão”, suavizam-se estes aspectos. Com isso conseguimos uma fisionomia mais serena e alegre.

O início da resposta é variável de pessoa para pessoa. Porém considera-se que após duas semanas temos o efeito pleno do tratamento.

Por quanto tempo mantém-se o efeito?

O efeito bloqueio dos impulsos nervosos dura em torno de três meses. Os sulcos em geral permanecem bastante reduzidos durante cinco a seis meses após a aplicação.

O tratamento com BOTOX® é seguro?

As injeções de BOTOX em doenças neurológicas e oftalmológicas já são utilizados com sucesso e segurança há mais de trinta anos. Esse perfil de segurança e eficácia fizeram do Botox o procedimento cosmético mais utilizado em todo o mundo.

Como é feita a aplicação?

Usando-se uma agulha muito fina, doses muito pequenas de BOTOX® são injetados com muita precisão nos músculos das áreas que têm indicação de tratamento. A dor associada com a injeção é mínima, e pode-se retornar normalmente às atividades do dia-a-dia.

O BOTOX® afeta qualquer outra expressão facial?

Não. Apenas as áreas tratadas apresentarão redução ou perda da contração muscular, sem qualquer interferência nos demais músculos da face.Os músculos responsáveis por outras expressões faciais não são afetados.

A tendência atual é a associação de procedimentos para potencializar o resultado. Por exemplo: associa-se botox, preenchimento facial e laser CO2 fracionado.