É seguro usar cortisona por muito tempo na face?

Grande pergunta! Certamente não é seguro usar cortisona em creme, pomada, solução, gel ou espuma, na face. A cortisona é um medicamento, e todos os medicamentos possuem a capacidade de causar efeitos colaterais. Mesmo produtos comuns e comprados livremente, podem conter esse medicamento.

Quando temos uma reação alérgica na face, a aplicação de cortisona causa alívio quase que imediato. Parece milagroso. A vermelhidão,  a coceira, os estragos em geral somem logo. Mas não é um medicamento para uso de longo prazo, logo numa área de pele sensível como a face.

Os dermatologistas usam esses produtos para controle das alergias e inflamações por curto prazo, como medicação de emergência.

Você deve conhecer os danos que a cortisona aplicada na face por tempo indeterminado pode causar, dentre eles:

• danos aos olhos
  • atrofia da pele
  • dermatite perioral
  • dependência ao produto

Usar os produtos pelo tempo indicado, retornar ao médico conforme combinado e trabalhar juntos pela cura  evitam uma série de problemas, orienta Hugo Weiss dermatologista.

Não use produtos indicados para uma doença de amigos e não use restos de produtos que você tem em casa. Evitar compras de medicamentos  por indicação de balconista de farmácia: isso demonstra que você tem respeito por si mesmo!

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.