Estou perdendo cabelo. Posso ficar careca?

Todos os livros de Dermatologia dizem que perder entre 100 a 120 fios por dia, em qualquer idade, é normal. Mas e quando percebemos que está ocorrendo uma redução na quantidade ou qualidade dos fios, ou ainda quando enxergamos o couro cabeludo?

De um modo geral, tanto homens quanto mulheres apresentam um aumento importante na quantidade de fios e seu espessamento durante a puberdade. Porém, após esta fase, em geral os cabelos progressivamente vão se tornando mais finos e com menos volume. Assim, se a perda dos fios é normal, e a redução do volume também:

Quando devemos fazer uma avaliação médica?

• Quando a perda de fios é muito maior que a habitual;
  • Quando percebemos “falhas” ou “clareiras” no couro cabeludo;
  • Quando enxergamos o couro cabeludo entre os fios;
  • Quando apresentamos “entradas” na área de implantação dos cabelos;
  • Quando os fios tornam-se muito fininhos e deixam de crescer.
Somente seu médico poderá ajudar a distinguir as possíveis causas da redução dos cabelos, e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

As causas são tão distintas quanto: genéticas, hormonais (alterações da tireoide, menopausa, pós-parto). cirurgias, anemia, infecções, dietas para emagrecimento e até o uso de alguns medicamentos. Dessa forma, a história clínica e, eventualmente a realização de exames, vão determinar o tratamento.

Tratamento:

O tratamento da queda de cabelos envolve a correção da causa, sempre que possível. Assim, por exemplo, nas alterações hormonais, o uso do hormônio correspondente, tratamento dos estados infecciosos, prescrição de suplementos alimentares etc.

Muito frequentemente precisamos associar loções que devem ser aplicadas diretamente no couro cabeludo. Variados são os produtos, muitos são os avanços.

Como você pode perceber, a queda de cabelos pode ser um sintoma de algum problema mais sério que está ocorrendo com o seu organismo. Não aceite conselhos bem-intencionados do seu vizinho: procure o seu médico para tratar adequadamente este problema, diz Hugo Weiss dermatologista.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166