Filtro solar: o jogo dos 7 erros

Parece que não, mas muita gente ainda comete pequenos – ou nem tão pequenos assim – erros em relação ao uso do filtro solar. 

Faça o “teste” e verifique se algum ponto precisa de correção. Sua pele agradece!


Os sete enganos mais frequentes que você talvez cometa, em relação ao uso do filtro solar:

  1. Não aplicar o filtro solar diariamente. Esse é um engano que acontece muito. O dia está nublado, só vou sair de casa bem rapidinho… são muitos os motivos, mas a verdade é uma só: o filtro solar DEVE ser aplicado, sim, todos os dias.
  2. Aproveitar o filtro do verão passado. Se o produto estiver dentro do prazo de validade, em princípio não há problema algum. Mas lembre-se que as substâncias ativas do filtro podem se deteriorar, portanto não use filtro solar com o prazo de validade vencido.
  3. Minha maquiagem tem filtro, então não preciso aplicar outro produto. Essa é uma meia verdade, principalmente pela quantidade de base ou pó que se aplica sobre a pele, em geral uma camada muito fina, que não confere fotoproteção.
  4. Passar uma camada bem fina do filtro na pele. Esse item está associado ao que foi dito acima. No caso do filtro solar, mais é menos, ou seja, para se obter uma fotoproteção eficaz, uma camada muito espessa deverá ser aplicada sobre a pele.
  5. Não reaplicar o filtro solar. Esse talvez seja um dos erros mais frequentes. Para que a proteção se mantenha ao longo do dia, o filtro solar precisa ser reaplicado.
  6. Acreditar que fotoproteção significa aplicar filtro solar. Na realidade, somente aplicar o filtro não significa proteção. Evitar os horários de sol mais forte e usar chapéu e óculos de sol são algumas medidas que deveriam ser levadas mais a sério.
  7. Você usa “filtro à prova d’água” e não reaplica após nadar. Inclusive nos rótulos está ocorrendo uma mudança para “resistente à água”. Isso significa que o filtro pode se manter eficaz por 40 a 80 minutos. Assim que sair da água é fundamental aplicar novamente o filtro.
E então, como você está no quesito fotoproteção? pergunta Hugo Weiss dermatologista.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166