Clinica Weiss

Manchas de limão na pele: o que fazer?

Os dias de verão convidam à reunião com amigos na praia, piscina ou mesmo num pátio ensolarado. E nada melhor do que um suco bem gelado ou uma caipirinha para se refrescar! Mas e quando a consequência da festa são manchas escuras ou mesmo bolhas, principalmente nos braços e dorso das mãos?

O que acontece é que as frutas cítricas como o limão, tangerina, laranja e algumas hortaliças como coentro, salsa contém substâncias químicas que, em contato com a pele exposta ao sol causam irritação extrema, inclusive queimaduras com formação de bolhas.

O que fazer?


  • Prevenir: em primeiro lugar, saiba que somente “passar uma aguinha” nas mãos não adianta. Lave-as rigorosamente com sabão, enxugue e aplique fotoprotetor. O ideal é manipular esses vegetais usando luvas de borracha.
  • Usar filtro solar: as manchas acastanhadas em geral são precedidas por um período de vermelhidão na pele, aparecem algumas horas após o contato com o limão, e desaparecem espontaneamente após alguns meses. Durante todo esse período, use filtro solar várias vezes ao dia, mesmo quando não for à praia ou piscina.
  • Se a pele estiver sensível, aplique compressas de chá de camomila gelado.
  • Apareceram bolhas: não fure as bolhas e procure um médico, pois os cuidados devem ser os mesmos de uma queimadura pelo calor.
  • Fuja das “receitas caseiras” como aplicar pasta de dentes, açúcar ou clara de ôvo sobre a pele. Lembre-se, se não houver a formação de bolhas, compressas frias e filtro solar são suficientes. Se aparecerem bolhas consulte o seu médico.

Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.