Câncer da Pele

O meu sinal é perigoso?

“Esta é uma pergunta muito frequente no nosso dia-a-dia”, conta Hugo Weiss. Com tantas campanhas veiculadas, estamos cada vez mais conscientes da necessidade de monitorar os sinais na nossa pele. Da mesma forma que uma mulher procura seu ginecologista quando surge uma dúvida após examinar a mama, é necessário que, ao detectar o surgimento ou alteração de um sinal na pele, você tenha que consultar seu dermatologista.

Prevenção câncer de pele | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermato
A avaliação dos sinais é fundamental para o diagnóstico do câncer de pele.
O diagnóstico precoce permite que o tratamento consiga atingir quase 100% de cura. Não tenha medo do que o médico vai dizer; tenha medo de que um diagnóstico não seja feito e a doença avance. Quando um dermatologista olha os seus sinais, seja com equipamento ou não, parece “magia” que ele consiga diferenciar sinais inofensivos de um sinal “perigoso”. É que ele usa uma classificação internacionalmente aceita, que consta de quatro itens, denominados ABCD
  • A – Assimetria: os sinais benignos tendem a ser um círculo ou uma oval bem definidos; os sinais perigosos tendem a ser irregulares, de modo que uma metade não espelhe a outra;
  • B – Borda: as bordas dos sinais benignos são bem definidas, lisas e regulares. Os sinais malignos podem apresentar bordas irregulares, de aspecto “denteado”.
  • C – Cor: Os sinais benignos tendem a ter uma cor única; já os perigosos tendem a ter variações do marrom, e podem ir do escuro ao azulado
  • D – diâmetro: A referência de diâmetro é a borracha dos lápis pretos: sinais benignos em geral são menores, e os malignos, maiores.
Em verdade, qualquer alteração num sinal deve ser avaliado  por um dermatologista. O mesmo serve para qualquer sinal que surja numa pele sadia.

Relembrando, o médico é seu aliado e o diagnóstico precoce é a chave para a cura. Não tema o que ele vai dizer e não tente adivinhar seu quadro. Se estiver em dúvida, o médico dermatologista possui intenso treinamento para orientá-lo.
Maiores orientações encontre na nossa página: www.clinicaweiss.com.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.