Dermatologia estética

O que é o Ultrassom Microfocado (HiFU)?

O Ultrassom Microfocado é um procedimento não-invasivo que ataca a flacidez da pele. Em verdade, é o uso de intensa energia do ultrassom, altamente focada, para firmar e reposicionar a pele, além de estimular todo o procedimento que o corpo usa para a construção de colágeno. Por isso, a técnica apresenta resultados visíveis após uma única sessão. 

O procedimento é usado no pescoço, “V” do decote, elevação das sobrancelhas e quaisquer áreas do corpo que apresentem flacidez, como abdome, dobras dos cotovelos e joelhos. Em nossa experiência, o tratamento é muito eficaz, porém não tanto quanto a cirurgia plástica das mesmas áreas. No entanto, ele pode postergar a necessidade de cirurgia por muitos anos.

Observamos que este procedimento atinge entre 30 a 40% do resultado de uma cirurgia plástica da face. Além disso, recomenda-se que o procedimento seja repetido a cada 2-3 anos, mantendo a pele agradavelmente firme, com início a partir dos 35 anos.

Mesmo em pacientes que fizeram cirurgia de lifting facial, o método é considerado muito bom, ajudando a manter o resultado da cirurgia por mais tempoOutra indicação é para aqueles pacientes que desejam um tratamento menos invasivo e sem afastamento de suas atividades.

Quem é um bom candidato para o método?

A característica chave para a melhoria com ulltrassom microfocado não é a idade do paciente, mas a elasticidade da pele e a ausência de dano solar intenso.

Para nós, médicos, é importante que o paciente tenha uma visão realista, sabendo que não vai atingir os resultados que a cirurgia facial lhe daria. Mas como fazemos na nossa Clínica, através a combinação com os injetáveis à base de ácido hialurônico e o Sculptra, se consegue um resultado muito interessante. Os pacientes gostam muito.

Como é o tratamento com Ultrassom Microfocado?

Dependendo da área tratada, o ultrassom microfocado pode demorar até 90 minutos. A região é demarcada com um lápis especial, e um gel para ultrassom é aplicado sobre a pele, na área a ser tratada e o equipamento. Ao ser disparado, o aparelho transmite energia para as camadas mais profundas da sua pele. A energia focada entra precisamente na profundidade para desencadear a produção de colágeno.

Ajusta-se a aplicação com os chamados de transdutores de ultrasssom. Enquanto um deles atinge 4,5mm de profundidade, o segundo chega a 1,5mm. Em alguns pacientes, inclusive, aplica-se em mais uma camada, que atinge 3 mm. São equipamentos muito especiais que permitem ao médico experiente a perfeita adaptação da dosagem e da profundidade, alcançando assim os melhores resultados.

Mas por que o colágeno é tão importante? É a proteína natural, que providencia um verdadeiro “esqueleto” para a pele. Não é à toa que 75 a 80% de seu conteúdo é colágeno. Com o avanço da idade, o organismo diminui a sua produção, que perdemos muito da estrutura inicial. Esse tratamento sobre o qual estamos falando indica ao seu corpo que ele deve aumentar a produção de colágeno, levando à recuperação da espessura e consistência da pele.

Dói realizar o tratamento? Exige afastamento das atividades?

Esse é um tratamento que usa energia para gerar uma temperatura de 60­ graus Celsius, o que o torna bem tolerado. Mesmo assim, sugerimos aos nossos pacientes que tomem um analgésico antes do tratamento. Um paciente bem orientado sabe que, mesmo que causando um certo desconforto, ele funciona.

Logo após o tratamento pode surgir um certo edema em algumas áreas, que desaparece logo depois. Entre riscos e benefícios, não nos surpreende a grande procura por esse tratamento. Nós o consideramos um ótimo tratamento.

Dr. Hugo Weiss | Clínica Weiss
Nos acompanhe no Instagram!

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.