Sem categoria

Pequenos cortes. O que fazer?

Um pequeno descuido e acidentes domésticos acontecem. Desses, os mais comuns são os pequenos cortes, com uma faca afiada, estilhaço de vidro, espinhos, lâmina de gilete. Então, aconteceu um pequeno corte. O que faço?

A primeira e mais importante coisa a fazer é lavar a área afetada com água corrente e sabão, e verificar de a nossa carteira de vacinação contra o tétano está em dia.
Com uma sequência simples de cuidados, a grande maioria dos cortes menores para de sangrar e cura em pouco tempo.

Siga os seguintes passos:

1 – Lave bem suas mãos com água e sabonete antes de mexer na ferida;
2 – Lave a área afetada com sabonete e abundante água corrente;
3 – Procure remover qualquer corpo estranho/espinho/sujeiras etc que encontrar, com gentileza e precisão;
4 – Cubra a lesão com vaselina sólida;
5 – Aplique um curativo tipo “band-aid”. Isso ajudará a proteger o corte e evita que ele abra novamente;
6 – Troque o curativo diariamente, e mantenha o corte coberto até que esteja curado;
7 – Repetimos a importância de estar com a vacinação contra o tétano em dia, principalmente se o corte ocorreu por material enferrujado ou sujo.

A grande maioria dós pequenos cortes curam em uma semana ou menos, mas se o corte for maior que 2cm ou se possui mais de 1,5cm de profundidade, ou se não parar de sangrar, procure atendimento médico imediato.

Se notar qualquer sinal de infecção, por exemplo, a presença de pus ou vermelhidão na área, procure o seu dermatologista.

Evite a automedicação e respeite as orientações acima.

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.