Clinica Weiss

Pitiríase versicolor, a famosa “micose de praia”

Uma infecção muito frequente, causada  pelo fungo Malassezia furfur, que habita naturalmente a nossa pele, é conhecida popularmente por “micose de praia”. Esse tipo de fungo precisa de lipídeos (gordura) para se multiplicar.

Isso explica porque são mais percebidos no verão, pois nessa época a pele tende a se tornar mais oleosa e úmida, porém não são adquiridas na praia ou piscina, como a maioria das pessoas acredita!

O fungo atinge principalmente as áreas mais oleosas da pele, como couro cabeludo, e o tronco superior. As lesões são manchas de colorações diversas, que podem variar do branco ao castanho-avermelhado, daí o seu nome “versicolor”. Apresentam uma descamação em geral muito discreta e quase sempre são assintomáticas.

Seu tratamento pode ser feito  pela aplicação de soluções antimicóticas na pele e uso de xampus antifúngicos, porém algumas vezes faz-se necessário o uso de antifúngicos orais, pois essa micose pode ser bastante resistente ao tratamento.

Uma dica que pode ajudar bastante no tratamento é reduzir o “alimento” do fungo, ou seja, usar sabonetes para pele oleosa e vestir roupas bem ventiladas, para facilitar a evaporação da pele.

Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.