Cuidados com a pele

Espinha: por que é ruim espremer?

Por mais batido que possa parecer, a história sempre se repete. É aparecer uma espinha no rosto que a vontade de a espremer surge. Ainda que o conhecimento popular sobre o assunto já indique os problemas dessa prática, a vontade de se livrar da acne de cara acaba falando mais alto. Nesses momentos, no entanto, é importante ter autocontrole e seguir a regra.

Mas de onde vem a acne?

Para assimilar o mal causado por espremer espinhas ou apostar em tratamentos duvidosos, é importante entender o processo de seu aparecimento. A acne é uma obstrução dos folículos pilosos da pele e, na realidade, começa seu processo de aparecimento dias ou semanas antes de ser, de fato, avistada na pele. Ou seja, o que vemos na superfície de nosso rosto é o resultado de uma inflamação causada pelo nosso sistema imunológico. Logo, não desaparecerá do dia para a noite.

Além disso, no lugar de fazê-la desaparecer, espremer uma acne pode apenas piorar seu quadro. Como nossas mãos e unhas são cheias de bactérias, as chances de uma piora da infecção no local são grandes, bem como ocasionar em inchaço e dor. Além disso, o aparecimento de manchas de acne na pele também está ligado ao costume de espremer. Já no caso de tratamentos e receitas caseiras, alguns ingredientes utilizados de maneira equivocada podem causar irritação na pele, levando a alergias e, eventualmente, manchas.

Sendo assim, a receita é simples, mas requer cuidado e responsabilidade. Compressas mornas podem auxiliar na cicatrização e melhora da região em que a espinha apareceu, bem como medicações e tratamentos indicados pelo seu médico dermatologista. E tenha em mente, é claro, que contra a acne, a paciência é uma das melhores aliadas.

Nos acompanhe também no Instagram!

É importante ficar bem claro que a medicina não é uma ciência exata, e que os resultados podem variar, dependendo da região tratada, do tipo de pele, do tratamento empregado, do seu engajamento nos cuidados indicados e nas suas expectativas. Nós lhe garantimos que está consultando dermatologistas qualificados, com equipamentos e treinamento de ponta, que farão o possível para obter o melhor resultado. Informamos que as fotos utilizadas no site são meramente ilustrativas e fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos.

Open chat
Olá! A Clínica Weiss pode te ajudar?
Clique no botão abaixo para continuar
Se você estiver no CELULAR, vai entrar direto no WhatsApp
Se estiver no DESKTOP, seu celular precisará estar conectado na internet