Espinha: por que é ruim espremer?

Por mais batido que possa parecer, a história sempre se repete. É aparecer uma espinha no rosto que a vontade de a espremer surge. Ainda que o conhecimento popular sobre o assunto já indique os problemas dessa prática, a vontade de se livrar da acne de cara acaba falando mais alto. Nesses momentos, no entanto, é importante ter autocontrole e seguir a regra.

Mas de onde vem a acne?

Para assimilar o mal causado por espremer espinhas ou apostar em tratamentos duvidosos, é importante entender o processo de seu aparecimento. A acne é uma obstrução dos folículos pilosos da pele e, na realidade, começa seu processo de aparecimento dias ou semanas antes de ser, de fato, avistada na pele. Ou seja, o que vemos na superfície de nosso rosto é o resultado de uma inflamação causada pelo nosso sistema imunológico. Logo, não desaparecerá do dia para a noite.

Além disso, no lugar de fazê-la desaparecer, espremer uma acne pode apenas piorar seu quadro. Como nossas mãos e unhas são cheias de bactérias, as chances de uma piora da infecção no local são grandes, bem como ocasionar em inchaço e dor. Além disso, o aparecimento de manchas de acne na pele também está ligado ao costume de espremer. Já no caso de tratamentos e receitas caseiras, alguns ingredientes utilizados de maneira equivocada podem causar irritação na pele, levando a alergias e, eventualmente, manchas.

Sendo assim, a receita é simples, mas requer cuidado e responsabilidade. Compressas mornas podem auxiliar na cicatrização e melhora da região em que a espinha apareceu, bem como medicações e tratamentos indicados pelo seu médico dermatologista. E tenha em mente, é claro, que contra a acne, a paciência é uma das melhores aliadas.

Nos acompanhe também no Instagram!